Jogos das Guardas Civis Municipais - O evento reúne guardas civis municipais de todo o estado de São Paulo, com a participação confirmada de ao menos 63 cidades.
Ao todo, 21 modalidades esportivas serão disputadas, entre provas individuais e coletivas, como corrida, salto em distância, arremesso de peso, mountain bike, beach tennis, vôlei de praia, damas, dominó, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, natação e luta de braço.
Começou nesta segunda-feira, 7 de abril, em Campinas, a 12ª edição das Olimpíadas das Guardas Civis Municipais. A cerimônia de abertura foi realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com o tradicional acendimento da tocha olímpica e o desfile das delegações participantes.
O evento reúne guardas civis municipais de todo o estado de São Paulo, com a participação confirmada de ao menos 63 cidades. A competição segue até 14 de julho de 2025, data que também marca os 28 anos da Guarda Municipal de Campinas.
Os torneios acontecerão em diversos locais da cidade. Um dos destaques será o torneio K9, com a participação de cães policiais.
O objetivo da competição é promover a integração entre as corporações, incentivar a prática esportiva, valorizar a saúde e o bem-estar dos agentes, além de fortalecer os laços de confraternização entre as Guardas Municipais do estado de São Paulo.
Para o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi, além de uma competição esportiva, o evento representa a força e a união das guardas municipais. 'Este é o recado que deixamos aqui hoje: o fortalecimento das GMs como força de segurança nas cidades e o papel fundamental que as corporações municipais representam na segurança pública do país', afirmou.
A comandante da GM Campinas, Maria de Lourdes Soares, destacou que o esporte reúne qualidades essenciais para o desenvolvimento físico e mental dos agentes, o que é fundamental na rotina de trabalho na área de segurança. 'O esporte traz foco, disciplina, resiliência e superação. Além disso, esse evento fortalece a integração entre as forças de segurança pública, agregando ao nosso trabalho e promovendo a cooperação entre as guardas municipais', afirmou.
Cabo de Guerra
A modalidade cabo de guerra foi a primeira a ser disputada logo após a abertura do evento. Cerca de 200 atletas, entre masculino e feminino, de 16 municípios participaram da prova, com equipes formadas por 10 jogadores. Os vencedores no masculino foram: 1º lugar ficou com a GM de São Paulo, 2º lugar, GM Santa Bárbara d'Oeste e 3º lugar a GM de Campinas. Já no feminino, as meninas de SP foram as campeãs, seguidas pelo time da GM Campinas e o terceiro lugar ficou com São Bernardo do Campo. Todos os atletas receberam medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação.
