A temporada de baleias-jubarte em Ilhabela alcançou o maior número de avistamentos já registrado no arquipélago.
Até o fim de julho, foram contabilizados 695 registros, volume amplamente superior aos totais das temporadas anteriores — 403 em 2024 e 644 em 2023, no mesmo período (de abril a julho). Com pelo menos mais um mês restante no período de migração, a expectativa é de que os números finais sejam ainda mais expressivos.
Os dados são do Projeto Baleia à Vista, uma iniciativa dedicada ao monitoramento dos cetáceos na região que registra os avistamentos desde 2016.
Para Júlio Cardoso, fundador do projeto e observador experiente do movimento das baleias há mais de 20 anos, a temporada de 2025 tem sido excepcional. “A temporada de jubarte de 2025 está realmente incrível. Vai ser a temporada recorde, por tudo o que já vimos até agora. Este ano, tivemos uma boa quantidade de baleias que permaneceram por aqui, principalmente juvenis, o que contribuiu bastante para o aumento nos registros”.
Ele também ressalta a importância de seguir as normas do turismo de observação para garantir a segurança de todos. “Por mais que o turismo de avistamento de baleias tenha crescido — e seja fantástico — existem regras que precisam ser seguidas. A distância deve ser mantida, com o motor ligado, porém desengatado; nunca se deve acelerar em direção à baleia, nem persegui-la ou bloqueá-la, e é essencial permanecer sempre do lado da praia ou da costeira, para evitar que elas encalhem. Essas medidas são fundamentais para que essa atividade continue crescendo sem riscos”.
https://www.ilhabela.sp.gov.br/
