A Carreta da Mamografia, equipamento da Secretaria de Saúde de São Bernardo que realiza o exame sem necessidade de agendamento e/ou pedido médico para mulheres de 40 a 74 anos, vai percorrer dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade ao longo do mês. Além disso, o equipamento irá efetuar atendimentos em dois sábados neste mês, dias 8 e 29, das 10h às 14h.
São Bernardo foi a primeira cidade do País a adotar a recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), que recomenda a realização do exame para rastreio do câncer de mama a partir dos 40 anos e até os 74. A faixa etária anterior era de 50 a 69 anos, deixando de fora mulheres mais jovens e mais idosas, que representam mais de 25% dos casos diagnosticados.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, convocou as mulheres da cidade que tenham feito o exame há mais de um ano para que atualizem seus cuidados. "Esse é um investimento importante na preservação da vida das mulheres. São Bernardo saiu na frente. Atualmente, o Ministério da Saúde também ampliou a faixa etária e essa é a certeza de que estamos no caminho certo", concluiu. São realizados até 64 exames por dia.