Com quatro dias de duração, atividade gratuita, Oficina " Sinaliza com o Nariz ", será realizada em setembro, no Teatro Conchita de Moraes
O riso e os sinais se encontram em um mesmo palco na oficina "Sinaliza com o Nariz – Quando a linguagem do palhaço se encontra com a LIBRAS", que promove um diálogo entre a arte da palhaçaria e a Língua Brasileira de Sinais. A ação formativa integra o Projeto Costurando Vibrações, contemplado pelo Edital Fomento CULTSP – PNAB Nº 32/2024, e será realizada nos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro, das 14h às 18h, no Teatro Conchita de Moraes.
Gratuita e com 20 vagas disponíveis, a oficina é voltada para artistas surdos e ouvintes interessados em explorar a interseção entre o cômico popular e a comunicação visual, incentivando práticas mais inclusivas na criação de espetáculos teatrais. A atividade contará com a participação da equipe do espetáculo que inspira a pesquisa, ampliando a troca artística e cultural.
As inscrições abrem na próxima segunda-feira, 11 de agosto, e seguem até 18 de agosto, de forma online, por meio de link disponibilizado nas redes sociais do do Projeto Costurando Vibrações. O resultado da seleção será divulgado em 25 de agosto também nas redes sociais do projeto.
A oficina será conduzida por dois artistas de grande relevância, Yanna Porcino e Heraldo Firmino. Yanna é atriz, professora, tradutora e consultora de Libras. Multiartista preta parda, surda e LGBTQIAP+, formou-se em Letras Libras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo programa internacional Frontrunners, na Dinamarca, voltado para a formação de lideranças surdas. É idealizadora do perfil Meus Sinais Expressam, onde compartilha reflexões e criações artísticas que celebram e reivindicam a interseccionalidade surda. Sua trajetória é marcada pela atuação em projetos que integram arte, educação e inclusão, buscando ampliar o protagonismo de artistas surdos nos palcos e nos processos criativos.
Já Heraldo é diretor, ator, palhaço, compositor, curador e dramaturgo, com mais de três décadas de trajetória e 47 espetáculos no currículo, além de participações no cinema e na televisão. Foi integrante dos Doutores da Alegria por 25 anos e coordenou o programa de formação de jovens palhaços por 17 anos. Mestre na Escola Livre de Teatro (ELT) e diretor da Cia Baitaclã, Heraldo é reconhecido por seu trabalho de pesquisa do cômico popular sob uma perspectiva anticolonial, com atuação marcada pela mistura entre humor, crítica social e sensibilidade artística.
Serviço
Oficina: "Sinaliza com o Nariz "
Datas: 04, 05, 11 e 12 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro Conchita de Moraes
