Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante no CCBB SP

Carroça de Mamulengos / crédito: Carlos Lourenço

" Mostra Carroça de Mamulengos:  Três Gerações de Arte Brincante " - Até 21 de abril o grupo brasiliense apresenta três espetáculos históricos do repertório, oferece seminário e oficina sobre a arte popular 

A Carroça de Mamulengos, fundada em 1977, completa 48 anos em 2025 e tem grande importância no cenário artístico brasileiro. O grupo segue influenciando e fortalecendo inúmeras gerações de artistas e promovendo as manifestações culturais tradicionais.

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo traz ao público paulistano a "Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante" entre 14 de março e 21 de abril de 2025, com três espetáculos do consagrado repertório da companhia Carroça de Mamulengos, criada em 1977 em Brasília/DF.

A mostra estreia com Histórias de Teatro e Circo, seguida por Janeiros e O Babauzeiro. As sessões serão às sextas, às 19h, sábados e domingos, às 15h e às 18h e no feriado do dia 21 de abril, segunda, às 15h. Os ingressos, a preços populares de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), estarão disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física.

Os espetáculos que integram a mostra representam diferentes recortes históricos da Carroça de Mamulengos, trupe formada por três gerações de uma mesma família: "O Babauzeiro" remete à origem; "Histórias de Teatro e Circo" consagra o nascimento dos filhos; e "Janeiros" representa à passagem da condução da companhia aos filhos.

Para além do palco, a 'Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante' promoverá duas atividades gratuitas, formativas e vivenciais para dialogar diretamente com o público. No dia 22/03 (sábado), às 11h, no Teatro do CCBB, as artistas e educadoras Schirley França e Maria Gomide, mãe e filha, realizam o seminário 'Diálogos sobre Pedagogia Brincante: a cultura de ensinar e aprender dentro das tradições populares'. Também será realizada a Oficina Cantos e Cantigas Populares, aberta a todas as idades, em data a ser divulgada em breve.


Espetáculos que atravessam gerações

A arte da Carroça de Mamulengos é vivencial e transmitida entre pai, mãe, filhos(as), irmãos, tios, sobrinhas e netas. A companhia foi criada em Brasília, em 1977, pelo ator, compositor, artesão e bonequeiro Carlos Gomide (Babau). Em 1980, Carlos conheceu a atriz brasiliense Schirley França. Juntos, constituíram família e itineraram pelo Brasil convivendo com diversos brincantes da cultura popular. Entre o Rio Grande do Norte, o Ceará e o Distrito Federal, nasceram seus oito filhos: Maria (1984), Antônio (1987), Francisco (1989), João (1992), os gêmeos Pedro e Matheus (1996) e as gêmeas Isabel e Luzia (1998).

Representando a origem do grupo, o espetáculo "O Babauzeiro" traz os primeiros bonecos recebidos por Carlos Gomide das mãos do mestre paraibano Antônio do Babau (Mari-PB, 1978). Essa encenação pode ser considerada o ponto de partida da tradição do mamulengo contemporâneo brasileiro.

Em "Janeiros", apreciamos o momento quando os filhos assumiram a condução da companhia para contar suas próprias histórias, recriando linguagens e convidando outros artistas para contribuir com suas criações.

A grande pérola da mostra é "Histórias de Teatro e Circo". Com cenas que existem há mais de 30 anos, o espetáculo traz a ancestralidade e a tradição de toda a família Gomide-França para a cena: avós, filhos, noras e netas. São vinte pessoas e muitos bonecos. Mais do que um espetáculo, o público vai encontrar uma tradição rara de se ver, uma trupe de artistas que, com quase meio século de vida e arte, segue uma tradição familiar, um modo de vida que atravessa o tempo e a memória.

 

MOSTRA CARROÇA DE MAMULENGOS - TRÊS GERAÇÕES DE ARTE BRINCANTE
Período: 14 de março a 21 de abril de 2025
Horário: Sextas, às 19h | Sábados e domingos, às 15h e às 18h (*Sessão extra no feriado do dia 21 de abril, segunda, às 15h/ **Não haverá sessão dia 18 de abril)
Onde: Teatro CCBB SP
End.: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico | São Paulo/SP  
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças    
Contato: (11) 4297-0600 | Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Artigos relacionados

Image